Ter seus valores pessoais não é algo tão fácil quanto pegar um papel e anotar 10 palavras – como já ouvi em algumas palestras, nem tão difícil que você tenha que fazer um ano sabático junto com os monges do Tibete.

Basta que você tenha um caminho e alguém disposto a te ajudar nesse vôo cego por dentro de seu autoconhecimento.

Mas por que eu preciso conhecer meus Valores Pessoais?

Seus valores são as coisas que você acredita serem importantes na maneira como você vive e trabalha.

Os valores pessoais, são, na sua essência, nossos norteadores. São eles que nos fazem tomar decisões (neste momento, não vou entrar no mérito se a decisão é certa ou errada). Eles moldam a nossa personalidade. A nossa forma de se posicionar, de se relacionar, está tudo diretamente ligado com nossos valores pessoais. Não são as tais famosas crenças, mas caminham quase juntos.

Teus valores podem te limitar ou te levar ao infinito, tudo depende de como você os encara.

Quando as coisas que você faz e a maneira como você se comporta correspondem aos seus valores, a vida geralmente é boa – você está satisfeito e contente. Mas quando sua vida, ou seu trabalho, ou até mesmo seu relacionamento não se alinham com seus valores pessoais, é aí que as coisas parecem… erradas. Isso pode ser uma verdadeira fonte de infelicidade.

Por exemplo: Você tem dentro dos seus valores a familia. Mas trabalha em 2 empregos, e faz plantões nos finais de semana. Ou seja, sua casa é apenas um lugar de passagem. Você entra, toma banho e dorme. Isso a deixa infeliz. Mas ao mesmo tempo, seu valor de segurança está sendo atendido, pois com dois empregos, você tem dinheiro suficiente para deixar a familia num ambiente seguro. Essa dualidade acaba levando você a um lugar desconfortável.

E como resolver este impasse?

Atuando como personagem principal em sua vida, tomando as redeas das suas decisões. Colocando em ordem de importância o que realmente importa.

Em breve teremos aqui um treinamento específico sobre como determinar seus valores pessoais e como ter harmonia com eles, tendo-os como aliados.

Desafie-se: Identificar e compreender seus valores é um exercício desafiador e importante. Seus valores pessoais são uma parte central de quem você é – e de quem você quer ser. Ao se tornar mais consciente desses fatores importantes em sua vida, você pode usá-los como um guia para fazer a melhor escolha em qualquer situação.

Algumas das decisões da vida são realmente sobre determinar o que você mais valoriza. Quando muitas opções parecem razoáveis, é útil e reconfortante confiar em seus valores – e usá-los como uma forte força orientadora para apontar a direção certa.