Processo de Coaching é Terapia?

Algumas pessoas confundem Processo de Coaching com Terapia. Embora possam ser parecidos, eles diferem muito.

O Processo de Coaching tem por visão e definição, o futuro. Onde estou neste momento e onde quero chegar. Não analisa o passado – embora, em determinados momentos busque os conhecimentos adquiridos. Aciona um objetivo e traça a rota até ele.

O Coach pode ser qualquer profissional que tenha passado por um treinamento específico para atuar nesta área. A profissão de Coach ainda não é regulamentada.

Já na terapia, somente alguns profissionais são habilitados a trabalharem nesta área (psicólogos, psiquiatras) e a terapia tem uma base muito forte no passado, para entender o momento presente. Onde estou neste momento e por que estou aqui.

Um Terapeuta pode, com as ferramentas corretas, ser um Coach – porém nunca misturando as duas técnicas, mas um Coach (que não tenha formação em Terapia) não poderá ser um terapeuta.

Leia mais sobre Coaching.

O Coach tem a tendência a resolver algo de forma mais breve, justamente por que não tem aprofundamento na mente humana. Não resolve as questões do passado. Foca no objetivo!

Pode ser que em um determinado momento, dependendo da condição do Coachee (VOCÊ), seja necessário acessar uma terapia para resolver uma questão do passado. E TUDO BEM! Vai lá, resolve e continuamos o trabalho junto a Conquista do Objetivo.

Dentro do processo de Coaching, o Coach trabalha as Habilidades e Competências do Coachee para que seus objetivos sejam claros e realizáveis, dentro do esperado e programado.

 

Ferramentas Poderosas

Através de Ferramentas Poderosas, o Coach leva o Coachee de encontro às metas estabelecidas no início do processo, estando sempre atento e e presente nos momentos mas cruciais dentro deste Processo.

 

Sessão Experimental

Quer entender mais sobre o Processo de Coaching? Leia mais sobre o assunto aqui no site, ou entre em contato e agende uma sessão experimental gratuita (online).

assinatura

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *